Esta página contém uma lista de acesso a temas ferroviários no País e no RGS. Dê um clique no item que relaciona os temas que deseja visitar:
1. Resumo da trajetória da operação ferroviária no RGS
Clique aqui
2. Evolução da estrutura organizacional da ferrovia no Brasil
2.1 -Composição em 1970,1980 e 1996
2.2 -Estrutura Organizacional da SR-6
2.3 -Superintendências - Edifício sede POA
2.4 -Departamentos - Edificio sede POA
2.5 -Oficinas do Departamento de Mecânica - MOP-6
2.6 -Distritos de Produção
Clique aqui
3. Criação da RFFSA - Fatos relevantes
3.1 -O periodo Kubistchek
3.2 -Melhoria no Desempenho da RFFSA
Clique aqui
4. Artificio para conquistar adicional de insalubridade
4.1 - Comparação de salário entre PU e maquinista
4.2 - Potencial de água do poço artesiano do KM3
4.3 - Geração de energia na usina do KM3
4.4 - Incêndio nas Oficinas do KM3
4.5 - Descida da Serra do Pinhal - Guarda Freio
4.6 - Assistencia Mécia e Social
Clique aqui
5. Fundação da Viação Férrea do RS - VFRGS
Clique aqui
6. Material Ferroviário e sua modernização
6.1 - Material de Tração - Locomotivas e Trens Unidade
6.2 - Material Rodante - Carros e Vagões
Clique aqui
7. Reparação do material ferroviário no KM3
7.1 - Oficinas de Carros e Vagões
7.2 - Oficinas de Pontes Metálicas e acessórios
7.3 - Oficinas de Reparação de veículos e máquinas de VP
7.4 - Principais peças e conjuntos produzidos
Clique aqui
8. Qualificação do Pessoal Técnico e Administrativo
8.1 - Perda de bons profissionais- baixa remuneração
8.2 - Paternalismo empresarial
8.3 - Mudança nos métodos de trabalho
8.4 - Furtos abusivos no ambiente de trabalho
8.5 - Vida de aposentado - ociosidade
8.6 - Ex-Presidentes da RFFSA
8.7 - Ex-Chefes de Divisão e Superintendentes Regionais
8.8 - Ex-Chefes de Oficina do KM-3 - Carros e Vagões
8.9 - Ferroviários na política partidária
8.10 - Destaques nas Oficinas do KM3
8.11 - Plano de Cargos e Salários(PSC)
8.12 - Pagamento do Salário - Trem Pagador e Banco
9.12 - Transporte de Pessoal e Alimentação do trabalhador
Clique aqui
9. Órgãos de Manutenção e Reparação
9.1 - Modernização do Material Ferroviário
9.2 - Trens de Passageiros
Clique aqui
10. Vocação da Ferrovia - seu espaço
10.1 - Ex-Oficinas do KM3 - com a privatização
Clique aqui
****
O conjunto de oficinas no KM3, em Santa Maria, era conhecido por: Oficinas de Otávio Lima, Oficinas do KM3 e Oficinas Eng. Edy Santos. Devido à diversificação de atividades, abrangendo todas as áreas de fabricação de peças, manutenção e montagem de veículos ferroviários, exceto locomotivas, estas oficinas se tornaram modelo na preparação de profissionais. Quem passou por lá levou consigo a capacitação para atuar em qualquer ramo da industria metal-mecânica.
ResponderExcluir