Ferrovias no Brasil e no RGS

         Esta página contém uma lista de acesso a temas ferroviários no País e no RGS. Dê um clique no item que relaciona os temas que deseja visitar:
   
          1. Resumo da trajetória da operação ferroviária no RGS         Clique aqui

          2. Evolução da estrutura organizacional da ferrovia no Brasil
            2.1 -Composição em 1970,1980 e 1996
            2.2 -Estrutura Organizacional da SR-6
            2.3 -Superintendências - Edifício sede POA
            2.4 -Departamentos - Edificio sede POA
            2.5 -Oficinas do Departamento de Mecânica - MOP-6
            2.6 -Distritos de Produção     Clique aqui

          3. Criação da RFFSA - Fatos relevantes
            3.1 -O periodo Kubistchek
            3.2 -Melhoria no Desempenho da RFFSA     Clique aqui

          4. Artificio para conquistar adicional de insalubridade
            4.1 - Comparação de salário entre PU e maquinista
            4.2 - Potencial de água do poço artesiano do KM3
            4.3 - Geração de energia na usina do KM3
            4.4 - Incêndio nas Oficinas do KM3
            4.5 - Descida da Serra do Pinhal - Guarda Freio
            4.6 - Assistencia Mécia e Social   Clique aqui

          5. Fundação da Viação Férrea do RS - VFRGS     Clique aqui

          6. Material Ferroviário e sua modernização
            6.1 - Material de Tração - Locomotivas e Trens Unidade
            6.2 - Material Rodante - Carros e Vagões     Clique aqui

          7. Reparação do material ferroviário no KM3
            7.1 - Oficinas de Carros e Vagões
            7.2 - Oficinas de Pontes Metálicas e acessórios
            7.3 - Oficinas de Reparação de veículos e máquinas de VP
            7.4 - Principais peças e conjuntos produzidos     Clique aqui

          8. Qualificação do Pessoal Técnico e Administrativo
            8.1 - Perda de bons profissionais- baixa remuneração
            8.2 - Paternalismo empresarial
            8.3 - Mudança nos métodos de trabalho
            8.4 - Furtos abusivos no ambiente de trabalho
            8.5 - Vida de aposentado - ociosidade
            8.6 - Ex-Presidentes da RFFSA
            8.7 - Ex-Chefes de Divisão e Superintendentes Regionais
            8.8 - Ex-Chefes de Oficina do KM-3 - Carros e Vagões
            8.9 - Ferroviários na política partidária
            8.10 - Destaques nas Oficinas do KM3
            8.11 - Plano de Cargos e Salários(PSC)
            8.12 - Pagamento do Salário - Trem Pagador e Banco
            9.12 - Transporte de Pessoal e Alimentação do trabalhador    Clique aqui

          9. Órgãos de Manutenção e Reparação
            9.1 - Modernização do Material Ferroviário
            9.2 - Trens de Passageiros     Clique aqui

          10. Vocação da Ferrovia - seu espaço
            10.1 - Ex-Oficinas do KM3 - com a privatização     Clique aqui

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Um comentário:

  1. O conjunto de oficinas no KM3, em Santa Maria, era conhecido por: Oficinas de Otávio Lima, Oficinas do KM3 e Oficinas Eng. Edy Santos. Devido à diversificação de atividades, abrangendo todas as áreas de fabricação de peças, manutenção e montagem de veículos ferroviários, exceto locomotivas, estas oficinas se tornaram modelo na preparação de profissionais. Quem passou por lá levou consigo a capacitação para atuar em qualquer ramo da industria metal-mecânica.

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