tag:blogger.com,1999:blog-47118341743184006082024-03-13T17:54:22.660-07:00 Saudosismo FerroviárioNeste blog serão registrados fatos históricos, administrativos e técnicos, bem como as variáveis determinantes para uma operação ferroviária bem sucedida.parqueanos.blogspot.com/Hermes Bressanhttp://www.blogger.com/profile/02928801247521038248noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-4711834174318400608.post-43555688604860209702017-12-08T18:23:00.001-08:002017-12-28T19:06:49.656-08:00Fábrica de Vagões Santa Fé - Trajetória de Implantação<br />
<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
</div>
Nesta seção sera mostrada a trajetória de instalação da fábrica de vagões - A Santa Fé Vagões<br />
Ano de 2005 foi decisivo para fechar o acordo entre Prefeitura e a Direção da fábrica .<br />
Em cada bloco, a seguir, é mostrada uma lista de matérias de jornais locais: A Razão e Diário,<br />
apresentada naquela ordem. Clique no link ativo e veja seu conteúdo. É possível aumentar o<br />
tamanho de letra, pois está em texto PDF.<br />
<br />
1. Para ficar com a fábrica de vagões, é preciso unir e agir<br />
União de esforços pela Santa Fé<br />
Incentivos ainda são um mistério<br />
Prefeitura apresenta proposta à Santa Fé<br />
Cartas na mesa para atrair fábrica<br />
Pacote recheado de incentivos
<a href="http://www.bressanh.org.br/SantafeA.pdf"> Clique aqui </a> <br />
<br />
2. Prefeitura deu mais de 25 telefonemas em 6 dias<br />
Emai fornece mão de obra # Vagas de Emprego<br />
Quero um emprego, o que fazer ?<br />
Empregos só em outubro<br />
Oficinas também fabricam peças<br />
Fábrica de vagões é setor restrito a poucas empresas
<a href="http://www.bressanh.org.br/SantafeB.pdf"> Clique aqui </a> <br />
<br />
3. Eles pôem fé na Santa Fé<br />
Nada de renuncia fiscal
<br />
Enviado à Câmara Projeto de Incentivos a Santa Fé<br />
Fábrica de vagões vem para o Km3<br />
Hora de partir para a obra da fábrica
<a href="http://www.bressanh.org.br/SantafeC.pdf"> Clique aqui </a> <br />
<br />
4. Por dentro da fábrica de vagões
<br />
Sine começa seleção para vagas na Santa Fé<br />
incentivos foram decisivos<br />
Santa Fé quer investir mais em Santa Maria<br />
Estamos resgatando uma dívida com Santa Maria
<a href="http://www.bressanh.org.br/SantafeD.pdf"> Clique aqui </a><br />
<br />
5. Selo de Santa Maria - Conheça como funciona o novo produto
<br />
Incentivos na Câmara<br />
Pronto para entrar na linha(o vagão)<br />
Primeiro vagão estará pronto em Dez 2005<br />
Primeiros 10 vagões prontos para andar<br />
Santa Fé amplia investimentos<br />
Vagões são vendidos como sucata
<a href="http://www.bressanh.org.br/SantafeE.pdf"> Clique aqui </a><br />
<br />
<div style="text-align: justify;">
<b><span style="font-size: large;">Todos os governos municipais vem, ao longo dos últimos anos, se empenhando em trazer para Santa Maria empresas do Ramo Industrial, porém, poucas manifestaram interesse em vir se instalar no Coração do Rio Grande do Sul - a nossa Santa Maria da Boca do Monte.</span></b></div>
<div style="text-align: justify;">
<b><span style="font-size: large;"> No início do ano de 2005, a empresa Santa Fé Vagões, composta pelo Grupo ALL - América Latina Logística(uma das Concessionárias das Ferrovias Brasileiras), mais a empresa Millinium(formada pela brasileira Cirra do Brasil e a Indiana Besco), iniciou as tratativas de se instalar em Santa Maria, RS. </span></b></div>
<div style="text-align: justify;">
<b><span style="font-size: large;"> Duas cidades passaram a disputar a preferência na instalação: Santa Maria,RS e Ponta Grossa,PR. A novel empresa passou a analisar as ofertas de vantagens de cada uma, envolvendo instalações e isenção de tributos. </span></b></div>
<div style="text-align: justify;">
<b><span style="font-size: large;"> Santa Maria ganhou a preferencia para se instalar nas antigas Oficinas do KM3, onde já havia funcionado a reparação de vagões da extinta RFFSA.</span></b></div>
<div style="text-align: justify;">
<b><span style="font-size: large;"> Vejam, nos links acma, os recortes de jornais da cidade: A Razão e Diário de Santa Maria, que deram cobertura de todo o desenrolar das tratativas.</span></b></div>
<div style="text-align: justify;">
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
</div>
<div class="separator" style="clear: both;">
<b><span style="font-size: large;">Como se observa nestes recortes de jornais, houve um constante acompanhamento pelo poder público municipal e pela população local, durante todo o processo de instalação da fábrica Santa Fé Vagões.</span></b></div>
<div class="separator" style="clear: both;">
<b><span style="font-size: large;"> Nessa trajetória de entendimento e acordos, houveram muitas contradições a respeito da capacidade da empresa cumprir suas promessas de número de empregos, quantidade a produzir e prazos, em troca de incentivos fiscais do Município e do Estado. </span></b></div>
<div class="separator" style="clear: both;">
<b><span style="font-size: large;"> Todos os santa-marienses vem apoiando qualquer iniciativa de trazer empresas industriais para Santa Maria, porém nem sempre é possível avaliar a capacidade e a perspectiva de produzir com sucesso aquilo que pretendem. Em se tratando de veículos ferroviários, o sucesso depende também e, muito, da experiencia e vivência da empresa nessa modalidade. </span></b></div>
<div class="separator" style="clear: both;">
<b><span style="font-size: large;"> No dia da inauguração da fábrica, lá compareceram pessoas leigas em ferrovia, mas esperançosas e, outras, com conhecimento e vivência no ramo, mas desconfiadas. Os leigos otimistas alegavam que a iniciativa privada tinha mais condições e autonomia para gerir e injetar recursos numa fábrica do que uma estatal como a RFFSA, daí a possibilidade de decolagem. Também defendiam a possibilidade, como anunciavam seus diretores, de exportar seus produtos para os países vizinhos do Mercosul. Sabe-se também que os Hermanos vivem pior situação ferroviária que os brasileiros.</span></b></div>
<div class="separator" style="clear: both;">
<b><span style="font-size: large;"> Numa rápida inspeção visual dos equipamentos instalados, comparados com os existentes quando a RFFSA usava para reparação de vagões, percebia-se a precariedade inicial das instalações para um começo de grande arrancada. </span></b></div>
<div class="separator" style="clear: both;">
<b><span style="font-size: large;"> Foi mostrado um protótipo de vagão a ser fabricado, do tipo HFD, graneleiro, com carregamento superior e descarga em tres a quatro compartimentos em forma de pirâmide invertida. Estava prestes a ser fabricado um só tipo de vagão que seria usado de 4 a 5 meses do ano no transporte de grãos - época de maior produção agrícola no País. </span></b></div>
<div class="separator" style="clear: both;">
<b><span style="font-size: large;"> Questionava-se porque as principais fábricas de vagões no Brasil foram fechadas. Alegavam falta de encomendas por parte da RFFSA e também pelas concessionárias. Entre elas estavam: Santa Matilde, Cobrasma, FNV - Fábrica Nacional de Vagões e outras. No RGS a Maxion e a Randon, sobreviventes, trabalhavam com capacidade ociosa. </span></b></div>
<div class="separator" style="clear: both;">
<b><span style="font-size: large;"> A Santa Fé Vagões prometeu 400 a 500 empregos diretos e 1000 indiretos. Não passou de 250 diretos, passando logo para 200, e foi baixando, de modo que hoje(Out 17) tem no máximo 40, sendo 10 exercendo atividade de revisão de vagões no Porto de Rio Grande. Terminada a encomenda feita pela Concessionária ALL- América Latina Logística, o Diretor da empresa deixou o cargo e, o novo Diretor passou a fazer reparação e transformação de vagões, e não mais fabricação. Resta aí a dúvida, os incentivos para industria continuam valendo para a reparação de vagões ? A ALL passou o controle e a razão social para a RUMO que é a nova concessionária. Também não faz mais parte da Santa Fé Vagões.</span></b> </div>
<div class="separator" style="clear: both;">
<b><span style="font-size: large;"> Os santa-marienses, de modo geral, acreditaram nas promessas da Santa Fé Vagões. Os que não acreditavam, pelo menos, não atrapalharam as negociações. Se não foi possível a Sta Fé cumprir suas promessas, ninguém deve se sentir responsável pelo que não deu certo. Deve, sim, se sentir orgulhoso e vitorioso em trazer a empresa para Santa Maria, na esperança de criar inúmeros e prolongados postos de trabalho. Se esta empresa não deu certo, outras podem ser vitoriosas. A certeza do sucesso num empreendimento só acontece se enfrentar o desafio e o risco. É melhor errar fazendo do que não fazer por receio de errar. </span></b></div>
<div class="separator" style="clear: both;">
<br /></div>
</div>
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<a href="http://www.bressanh.org.br/Santafe2.pdf"><br /></a></div>
<a href="http://www.bressanh.org.br/Santafe2.pdf">
</a>
<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<a href="http://www.bressanh.org.br/Santafe2.pdf"></a></div>
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
Fim de página</div>
<br />parqueanos.blogspot.com/Hermes Bressanhttp://www.blogger.com/profile/02928801247521038248noreply@blogger.com0